Suinga

Uma releitura da tradicional música baiana
Criados no burburinho do carnaval baiano, os integrantes da Suinga viveram o nascimento, a explosão e a massificação do gênero tido, hoje, como “axé music”.
O aprendizado de brincar e reler as misturas ligadas ao ritmo veio justamente daí.
Idealizada por amigos de longa data - Diego Fox (guitarra e voz) e Marceleza de Castilho (guitarra e voz) -, a banda busca fazer música popular tendo como principal referencial as riquezas culturais do estado. O resultado é uma mistura que se vale de ícones que vão do axé-music ao pagode, arrocha, fricote, samba-reggae e ijexá – tudo permeado por uma linha autoral “rocker” e despojada.
O conjunto afirma sua identidade cultural também nas letras e linhas melódicas, trazendo à tona aspectos musicais da tradição oral baiana. A sonoridade acaba por “puxar” o ouvinte pela memória, atualizando a tradição da música de rua desenvolvida nos carnavais baianos por artistas como Armandinho, Dodô e Osmar, Novos Baianos, Luiz Caldas, Gerônimo, Chiclete Com Banana e Moraes Moreira.
A expressão audiovisual é outro aspecto que o grupo busca valorizar. Fox e Marceleza são apresentados em interação direta com ambientes e personagens que compõem o universo da cultura popular de Salvador. Valendo-se dessa perspectiva, a banda já produziu clipes para as canções “Miniminina”, “Sorvete de Cajá” e “Tonho Miserê”, ambos a cargo de Filipi Pauli.
Com um Ep já gravado, produzido por Jorge Solovera, a Suinga lançou um single duplo – contendo as canções “Gira” e “Tonho Miserê”. O grupo é formado ainda por Dinho Castilho (baixo) e Felipe Dieder (bateria).

Suinga
Suinga - Sorvete de Cajá (Video)Suinga - Sorvete de Cajá (Video)
Publicidade ›